Construindo o conhecimento:
Tales de Mileto foi um importante filósofo, matemático e astrônomo do período pré-socrático que viveu em meados de 650 A.C. Quando tentou calcular a altura de uma pirâmide (sem uma régua ou uma trena), desenvolveu um teorema no qual afirma que:"Num plano, a interseção entre duas retas paralelas e transversais forma segmentos de reta proporcionais". Veja:
Fonte:https://www.todamateria.com.br/teorema-de-tales/
Fonte:https://www.todamateria.com.br/teorema-de-tales/
Exemplo: Determine o valor de x na figura abaixo.
Pela definição do Teorema de Tales, obtemos:
(4x + 8) = (4x + 20)
(4x - 8) 4x
Desenvolvendo a expressão:
4x • (4x + 8)= (4x - 8) • (4x + 20)
16x² + 32x= 16x² + 80x - 32x -160
16x² + 32x= 16x² + 48x - 160
16x² - 16x² + 32x - 48x= -160
-16x= -160 ⇒ x= 10
Resposta: x=10
16x² + 32x= 16x² + 80x - 32x -160
16x² + 32x= 16x² + 48x - 160
16x² - 16x² + 32x - 48x= -160
-16x= -160 ⇒ x= 10
Resposta: x=10
Aplicações no dia a dia:
Este teorema é muito prático na determinação de medidas através da proporcionalidade. Por isso, ele é utilizado na medição de distâncias inacessíveis e, consequentemente, possui grande aplicabilidade na astronomia e suas questões. Além disso, ele é essencial para problemas que envolvem semelhança de triângulos.
Dominando o conhecimento - exercícios:
Questão 1) (UFSM - 03) A crise energética tem levado as médias e grandes empresas a buscarem alternativas na geração de energia elétrica para a manutenção do maquinário. Uma alternativa encontrada por uma fábrica foi a de construir uma pequena hidrelétrica, aproveitando a correnteza de um rio que passa próximo às suas instalações. Observando a figura e admitindo que as linhas retas r, s e t sejam paralelas, pode-se afirmar que a barreira mede, em metros:
a) 33
b) 38
c) 43
d) 48
e) 53
Questão 2) (FUVEST-SP) Três terrenos têm frente para a rua A e para a rua B, como na figura. As divisas laterais são perpendiculares à rua A. Qual a medida de frente para a rua B de cada lote, sabendo que a frente total para essa rua tem 180 m?
Questão 3) (CEFET/MG-2014) Considere a figura em que r//s//t
O valor de x é:
a) 3
b) 4
c) 5
d) 6
Questão 4)(Enem - 2009)- A rampa de um hospital tem na sua parte mais elevada uma altura de 2,2 metros. Um paciente ao caminhar sobre a rampa percebe que se deslocou 3,2 metros e alcançou uma altura de 0,8 metros. A distância em metros que o paciente ainda deve caminhar para atingir o ponto mais alto da rampa é:
a) 1,16 metros
b) 3,0 metros
c) 5,4 metros
d) 5,6 metros
e) 7,04 metros
Questão 4)(Enem - 2009)- A rampa de um hospital tem na sua parte mais elevada uma altura de 2,2 metros. Um paciente ao caminhar sobre a rampa percebe que se deslocou 3,2 metros e alcançou uma altura de 0,8 metros. A distância em metros que o paciente ainda deve caminhar para atingir o ponto mais alto da rampa é:
a) 1,16 metros
b) 3,0 metros
c) 5,4 metros
d) 5,6 metros
e) 7,04 metros
Resoluções:
Questão 1)
I) Considerando x como a medida da barreira e aplicando o teorema de Tales, obteremos:
(x + 30 + 2) = 56 = 7
30 24 3
II) Desenvolvendo esta expressão:
3(x + 32)= 30 • 7
3x + 96= 210
3x= 210 - 96
3x= 114
x= 114/3
x= 38 metros
Resposta: Item b.
Questão 2)
I) Escrevendo as medidas dos lotes como x, y, z e aplicando o Teorema de Tales.
- Medida da rua B= x + y + z= 180 m
x = y = z = x + y + z = 180 = 2
40 30 20 40 + 30 + 20 90
II) A partir do valor desta proporção, descobre-se x, y, z.
x = 2 ⇒ x= 80 m
40
y = 2 ⇒ y= 60 m
30
z = 2 ⇒ z= 40 m
20
Resposta: As medidas da frente dos lotes em relação à rua B são: 80, 60 e 40 metros.
Questão 3)
I) Para encontrar o valor de x, aplicaremos o Teorema de Tales. Com isso, teremos a seguinte proporção:
(x + 2) = (2x + 7)
x (x + 6)
Desenvolvendo com a multiplicação cruzada:
(x + 2) • (x + 6)= x • (2x +7)
x² + 8x + 12= 2x² + 7x
2x² + 7x= x² + 8x + 12
2x² - x² + 7x - 8x - 12= 0
x² - x - 12= 0
II) Resolvendo a equação do segundo grau através da fórmula de Bháskara.
∆=b² - 4ac
∆=(-1)² - 4 • 1 • (-12)
∆= 1 + 48
∆= 49
x= 1 ± √49
2
x= 1 ± 7
2
x'= 1 + 7 = 8
2 2
x'= 4
x"= 1 - 7 = - 6
2 2
x"= -3 (não serve, por ser uma medida de segmento)
Resposta: Item b. x= 4
Questão 4)
I) A rampa descrita na questão tem suas medidas representadas na seguinte figura:
Fonte:https://www.infoenem.com.br/garanta-as-melhores-apostilas-para-o-enem-2014/
II) A partir da figura e do Teorema de Tales, obtém-se a seguinte proporção:
(x + 3,2) = 2,2
3,2 0,8
Desenvolvendo:
0,8 • (x + 3,2)= 3,2 • 2,2
0,8x + 2,56= 7,04
0,8x= 7,04 - 2,56
0,8x= 4,48
x= 4,48/0,8
x= 5,6 metros
Resposta: Item d. x= 5,6 metros.
(x + 30 + 2) = 56 = 7
30 24 3
II) Desenvolvendo esta expressão:
3(x + 32)= 30 • 7
3x + 96= 210
3x= 210 - 96
3x= 114
x= 114/3
x= 38 metros
Resposta: Item b.
Questão 2)
I) Escrevendo as medidas dos lotes como x, y, z e aplicando o Teorema de Tales.
- Medida da rua B= x + y + z= 180 m
x = y = z = x + y + z = 180 = 2
40 30 20 40 + 30 + 20 90
II) A partir do valor desta proporção, descobre-se x, y, z.
x = 2 ⇒ x= 80 m
40
y = 2 ⇒ y= 60 m
30
z = 2 ⇒ z= 40 m
20
Resposta: As medidas da frente dos lotes em relação à rua B são: 80, 60 e 40 metros.
Questão 3)
I) Para encontrar o valor de x, aplicaremos o Teorema de Tales. Com isso, teremos a seguinte proporção:
(x + 2) = (2x + 7)
x (x + 6)
Desenvolvendo com a multiplicação cruzada:
(x + 2) • (x + 6)= x • (2x +7)
x² + 8x + 12= 2x² + 7x
2x² + 7x= x² + 8x + 12
2x² - x² + 7x - 8x - 12= 0
x² - x - 12= 0
II) Resolvendo a equação do segundo grau através da fórmula de Bháskara.
∆=b² - 4ac
∆=(-1)² - 4 • 1 • (-12)
∆= 1 + 48
∆= 49
x= 1 ± √49
2
x= 1 ± 7
2
x'= 1 + 7 = 8
2 2
x'= 4
x"= 1 - 7 = - 6
2 2
x"= -3 (não serve, por ser uma medida de segmento)
Resposta: Item b. x= 4
Questão 4)
I) A rampa descrita na questão tem suas medidas representadas na seguinte figura:
Fonte:https://www.infoenem.com.br/garanta-as-melhores-apostilas-para-o-enem-2014/
II) A partir da figura e do Teorema de Tales, obtém-se a seguinte proporção:
(x + 3,2) = 2,2
3,2 0,8
Desenvolvendo:
0,8 • (x + 3,2)= 3,2 • 2,2
0,8x + 2,56= 7,04
0,8x= 7,04 - 2,56
0,8x= 4,48
x= 4,48/0,8
x= 5,6 metros
Resposta: Item d. x= 5,6 metros.
Agradecimentos:
Agradeço a todos que prestigiaram o meu blog e espero que gostem das atuais e futuras postagens.
Quem tiver dúvidas, pode comentá-las. Espero ter ajudado.
Quem tiver dúvidas, pode comentá-las. Espero ter ajudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário