terça-feira, 16 de outubro de 2018

Tira-Dúvidas:Quadriláteros

 O que são?

Quadriláteros são polígonos que possuem quatro lados e duas diagonais. Um fato muito importante no estudo destas figuras geométricas é o fato da soma de seus ângulos internos sempre ser igual 360°.
Os principais elementos do quadrilátero são:
*Lados: Segmentos que contornam a figura
*Vértices: São os pontos de encontro entre dois lados.
*Ângulos internos: Ângulos entre dois lados consecutivos de um polígono
*Ângulos externos: Prolongamento de um dos lados de um polígono. Este ângulo é suplementar ao ângulo interno.
*Diagonais: Segmento que une dois pontos não consecutivos e que não são lados.

Quadriláteros notáveis:

Estas figuras podem ser classificadas de três maneiras, sendo elas baseadas na posição relativa entre os lados das mesmas. As classificações são as seguintes:

Paralelogramos:

São quadriláteros que possuem como principal propriedade o fato de os seus lados opostos serem paralelos. Outras características deles são:
* Os ângulos opostos são congruentes e não suplementares
* Os lados opostos são congruentes
* As diagonais do paralelogramo encontram-se no seu ponto médio.
* A soma de dois ângulos adjacentes é 180°
             Paralelogramo

Retângulo:

É um caso especial de paralelogramo no qual todos os seus lados são ângulos internos são retos e as suas diagonais são congruentes.Ele apresenta todas as propriedades dos paralelogramos e, por isso, pode-se dizer que todo retângulo é um paralelogramo.

Losango: 

Um outro tipo de figura com todas as propriedades dos paralelogramos, mas ele também possui propriedades próprias dele como:
* As diagonais de um losango são perpendiculares
* As diagonais de um losango sempre coincidem com as bissetrizes de seus ângulos internos
* Todos os seus lados são congruentes
*A soma de dois ângulos internos adjacentes é 180°

                                     Imagem relacionada

Quadrado:

Possui os quatro lados iguais e todos os ângulos retos. Suas diagonais são perpendiculares e congruentes, o que permite classificar esta figura como retângulo e losango ao mesmo tempo.

                                Imagem relacionada

Trapézio:

Figura que apresenta os dois lados paralelos que são denominados bases, sendo uma maior e outra menor. Diferencia-se por apresentar subcategorias como: 
*Trapézio retângulo: Apresenta dois ângulos retos
*Trapézio isósceles: Seus lados não paralelos são congruentes. Ângulos adjacentes a mesma base são congruentes
* Trapézio escaleno: Os lados não paralelos não são congruentes.

O trapézio possui três segmentos que são cruciais para o seu estudo que são:
* Altura: Segmento que indica a menor distância entre a base dos trapézios
*Base média:Segmento que une os pontos médios dos lados não paralelos.
Ela é dada por:

   Bm=MN=B+bAB+DC
                      2             2

DC=B=base maior
AB=b=base menor
MN=base média
Bm=base média

*Mediana de Euler:Segmento da base média que se encontra entre as diagonais do trapézio. É dada por:
         
             PQ=Me= B-bDC-AB
                               2           2
DC=B=base maior
AB=b=base menor
PQ=mediana de Euler
Me=mediana de Euler
                          




Exercícios resolvidos:

Questão 1) A base média de um trapézio mede 11 cm, e a mediana de euler mede 3 cm. Calcule as medidas das bases do trapézio.

Questão 2)Observe o losango e determine a medida do ângulo x.

                          
questao resolvida losango

Questão 3) Determine V ou F para as afirmações:

a) Todo retângulo é um paralelogramo
b)Todo paralelogramo é um retângulo
c)Todo quadrado é um retângulo
d)Todo paralelogramo é um losango
e)Todo quadrado é um losango

Resoluções

Questão 1)Analisando o problema, pode-se perceber que ele forneceu o valor da base média e da mediana de Euler, o que nos permite montar um sistema de equações a partir das relações que estes dois segmentos tem para com as bases. 
B-base maior
b-base menor

O sistema é escrito como:
{B+b=11
{  2
{
{B-b=3
{ 2


Simplificando o sistema ao multiplicar as duas equações por 2 temos que:
{2(B+b)=2(11)
{       2
{
{2( B-b)= 2(3)
{     2

As equações ficam escritas como:

{B+b=22
{B-b=6

Agora que as equações estão simplificadas, podemos resolvê-las por método de adição
 {B+b=22
+
 {B-b=6
  2B=28
    B=14 cm
Determinado B, podemos determinar b.
b=22-B
b=22-14
b=8 cm

Resposta: A base maior mede 14 cm e a menor mede 8 cm.


Questão 2) Considerando que a soma de dois ângulos adjacentes de um losango é 180°. Podemos escreve que:

            x+x+23=180
             2x+23=180
             2x=180-23
             2x=157
               x=157/2
                x=78,5°
Resposta: O ângulo x mede 78,5 °

Questão 3) Gabarito
a)V
b)F
c)V
d)F
e)V

Agradecimentos:


Agradeço a todos que prestigiaram meu blog e espero que gostem das atuais e futuras postagens do blog. Essa postagem está fora do planejamento oficial do meu blog, porque está numa área de tira-dúvidas na qual tiro dúvidas de quais quer conteúdos de exatas. Quem não compreendeu algo da minha aula, comente.
Fiz esta postagem a pedido de alguns seguidores.

Referências:



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